terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O que me disseram as flores - Alane Brito

     Olá amores!! Estou trazendo mais uma resenha esse ano. Agora sobre um romance de época, o livro " O que me disseram as flores " da autora Alane Brito. Confesso esse livro me trouxe uma profunda reflexão sobre meus atos e como eu me comporto com as pessoas, principalmente com as que desconheço.
     A história começa com dois grandes amigos, Afonso e Santiago. Santiago se apaixona por Elisa e confessa ao seu melhor amigo seu amor e que se casará com ela.  Então,  na véspera do seu casamento Santiago e Afonso fazem uma promessa, seus filhos se casariam. Afonso tem um único  filho chamado William Dantas e Santiago uma filha chamada Ângela Marques e mais um filho chamado Gerson Marques.
       Muitos anos depois Santiago permanece firme a esta promessa, principalmente após a morte do seu grande amigo, seu sonho é vê sua filha Ângela casada com William, porém ele não contava que sua filha seria totalmente contra, afirmando que não se apaixonou pelo rapaz através das cartas trocadas.
      O que Ângela não esperava é que William não desistiria fácil de seu amor, afinal ele a amava e concordava com a promessa. Chegando na fazenda William descobre a raiva de Ângela com relação a ele e a promessa que ela tanto não quer que se concretize.
       Ângela tenta de todas as formar fazer seu noivo voltar e desistir de vez da promessa, além de o menosprezar e o humilhar, ela usa Leonardo Mendes - um rapaz que ela conheceu em um baile, nos primeiros capítulos do livro - para acabar com o pouco de dignidade de William. Através de suas atitudes é visível o ódio que Ângela sente por William, principalmente por esse não desistir da promessa.
       William com o passar do tempo tenta de todos os modos aturar Leonardo Mendes que faz questão de fazer ciúmes a ele, deixando bem claro que não desistirá de Ângela e é com ela que ele casará. Os amigos de Ângela, os irmãos  Lílian e Felipe - este que também era apaixonado por Ângela - tornam-se amigos de William também, especialmente Lílian que descobre que acabou de apaixonando por William. Eles tentam ajudar o casal para que a promessa se concretize.
      No desenrolar da história, Ângela faz uma proposta a William. Se ele conseguir deixar florido o seu jardim mesmo contra a sua vontade ela se casaria com ele.  Ele aceita imediatamente a aposta e com a linguagem das flores todos os dias, incansavelmente, tenta conquista sua amada colocando em sua janela todos as manhãs uma rosa vermelha expressando o quanto ele a ama. Ângela nas primeiras manhãs destruia cada flor com uma ataque de fúria, porém com o tempo algo começa a acontecer. 
        A partir da segunda parte já  podemos vê o contrário da história. Ângela descobre que aos poucos está gostando da presença de seu noivo, acabando por descobrir também que ela está se apaixonando por William. Mas o orgulho a faz cometer atrocidades com ele, sempre o maltrata e pisa em seus sentimentos e aos poucos William vai chegando ao seu limite.
     Quem percebe que Ângela está apaixonada é sua amiga Lílian cujo sentimento é confuso agora, não sabendo se fica feliz por finalmente sua amiga ter percebido o quanto Willam tem em qualidades ou se fica triste pois ela não poderá continuar apaixonada também por ele.  Inúmeras vezes presenciamos ataques de ciúmes em Ângela principalmente quando Willam está com sua amiga Lílian, o que me deixa bem pensativa pois eu fiquei na indecisão se queria mata-la ou ficar feliz, caindo na ideia de " viveram felizes para sempre".
      Quando eu penso que tudo está fluindo bem e que Ângela confessará seu amor à William, ele decide voltar e desistir da promessa já que não aguenta mais as investidas de Leonardo, as brigas fisicas que já teve com ele e o ódio da noiva. Um dia quando estava no Jardim, Leonardo decidi ir e afrontar William o que acaba na briga mais emocionante que li em minha vida - acreditem essa foi das boas -, porém o não de contava era que Leonardo acabaria atirando em William. Mesmo deixando o rival em péssimas condições, William teve a bala atravessada do abdômen saindo pelas costas. Foi aqui que Ângela decide acabar de vez com sua amizade com Leonardo e ficar com seu noivo.
      Algum tempo depois do episódio do tiro, Leonardo fica proibido de voltar as terras dos Marques, o que ele acaba não obedecendo querendo vê William para contar o que supostamente fez com Ângela - nessa parte juro que eu queria pode entrar na história e da uns belos tapas nesse sem juízo do Leonardo -, ele contou à William que teria se deitado com Ângela quando ela foi passar a noite na casa dos Mendes. Ainda bem que mesmo desnorteado William foi tomar satisfações com Ângela a qual conta a verdade cuja ação foi somente um beijo.
       Passando muitas emoções, minha vontade de matar uns personagens também e querer estapiar Ângela, William terminar o quadro que havia prometido a Elisa e que tomará sua decisão de ir embora de vez, deixando Ângela ser livre como ela tanto queria. Ele da essa notícia na mesa do jantar e quem diria Ângela pede para sair e vai chorar em seu quarto!! - ai foi a hora que pulei de alegria em casa até minha mãe  perguntar se eu estava bem ou tinha enlouquecido de vez, pobre da minha mãe. -, os pais de Ângela ficam desnorteados mas aceitam a decisão já  que os mesmo presenciaram as inúmeras vezes que Ângela destratou seu noivo. 
      No dia da viagem de volta de William - isso nos últimos capítulos do livro - Ângela com a ajuda de Felipe sai que nem uma louca atrás de trem para evitar que William voltasse sem saber o que ela verdadeiramente sentia. Ela corre tanto atrás do trem que todos param para olhar aquela cena, quando o trem some na curva eis que volta carregando as malas de volta nosso herói gato! Lá Ângela não fala nada apenas o beija deixando bem claro que agora tudo que ela quer é se casar com William - o que já não era tempo né minha filha?! -, deixando todos ali emocionados.
      Os dias se passam e Ângela tem presa no casamento, porém os dias que eles viveram foram os mais felizes de suas vidas. Depois de tanto sofrer William finalmente estava feliz! Todos adoravam vê o belo casal feliz por todos os lados. Um certo dia William termina o jardim que agora estava lindo todo florido com rosas, margaridas, e todas as outras flores e nessa cena ele fala a sua amada " Lembra-se da proposta que me fez? Não importa se tenha sido para me embromar... Você disse que seria a minha esposa quando esse jardim florescesse. Eis que esse dia finalmente chegou! Não esperarei mais, amanhã mesmo tratarei de ir buscar minha mãe para o nosso casamento! " é a partir daqui que a autora nos guardou uma surpresa.
      Toda a história é contada através de lapso de tempo lidos do diário de Ângela encontrado por Raquel, uma prima distante de Ângela a qual vive em nossos dias, ja que a história do casal aconteceu na casa onde Raquel agora vive com a família, e por acaso encontrou os pertences de Ângela muito bem guardados. A narrativa, na minha opinião é excelente pois os capítulos não são extensos demais; contém detalhes incríveis,  e o melhor nos diálogos a autora nos trouxe a forma de falar da época - o que me chamou muito a atenção. 
     Acredito que todos estejam curiosos para saber sobre o que aconteceu com Leonardo, Felipe, Lílian e saber qual o final do casal e desse lindo romance de época mas para isso vocês terão que lê - pois eu sou muito boazinha hahaha. Tem uma surpresa esperando por vocês no final e muita gente assim como eu vai amar o final do Leonardo.
      Espero muito que tenham gostado e casa você queira adquirir o livro, ele está a venda na Amazon e na Editora Arwen. Se quiser encontrar a autora ela está no instagram como @alane.bri_to. Amei lê esse livro pois além de ser meu primeiro romance de época ele é nacional, a história é envolvente e eu chorei horrores com ele - e olha que eu sou fã de gênero policial.
Um grande abraço à todos.
Até a próxima.
     

2 comentários:

  1. Olá!! Nossa, que resenha apaixonante!! Cheia de detalhes, empolgante... Confesso que fiquei com medo de você revelar o final! kkkkk Mas gostei de ter contado alguns detalhes que até então ninguém havia mencionado. ^_^ Mais uma vez agradeço por ter lido meu livro, estou feliz demais por ter te conquistado, mesmo não sendo seu gênero favorito!! Estou honrada! Espero que tenha oportunidade de conhecer meus outros trabalhos!! O prazer será todo meu!

    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  2. oie :)
    http://carolineraquel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir