Como surgiu os marcadores?

Olá gente! Tudo bom?

Hoje eu vim falar sobre uma coisa que nós leitores amamos! Os marcadores! Sim, mas você sabe como surgiu essa ideia?

Na idade média, entre os séculos XIII e XV, os marcadores eram feitos de couro ou vitela, usando as sobras do mesmo material com que foi feita a capa do livro. Consistiam em uma simples fita ao longo do livro ou em formas de triângulo ou clipe.

Mas também foram encontrados, mundo afora, marcadores feitos com outros tipos de materiais. No Museu Real de Brunei, por exemplo, há um marcador da Índia que data do século XVI, feito em marfim com um padrão geométrico de buracos perfurados.

Nesses tempos em que até a leitura era restrita a uma parte muito pequena da população, como a família real, a nobreza, e os membros da Igreja, os marcadores de livro eram artigo de luxo.

A Rainha Elizabeth foi uma das primeiras, por exemplo, a receber um marcador de livros de presente, em 1584. Seu marcador de livros era de seda com franjas.

Este tipo de marcador ficou até hoje sendo possível o vê em livros de grande porte e nos vade-mecum da vida, são essenciais.




Os primeiros marcadores que não eram presos ao livro só começaram a aparecer por volta do ano de 1850. Uma das primeiras referências a estes marcadores pode ser encontrada em Recollections of a Literart Life (1852), da autora Mary Russell Mitford, no qual ela afirmava: "I had no marker and the richly bound volume closed as if instinctively."


Na época vitoriana, em que as senhoras ensinavam suas filhas a arte do bordado e da costura, as meninas começaram a produzir muitos marcadores para usar em suas bíblias e livros de oração. Eram produzidos em pequenos pedaços de fita bordados à mão.





Foi só por volta de 1880 que os marcadores impressos em cartolina começaram a aparecer. Pela sua praticidade, este tipo de marcador logo se expandiu e várias empresas, como companhias de seguros, editoras, e outras, começaram a fazer uso dos marcadores impressos para publicidade de seus produtos.




Hoje há uma variedade imensa de marcadores, que para a nossa alegria nos ajudam tanto.
Olhem só uma parte da minha coleção:




Agora divirtam-se com os marcadores do blog e mais uns modelos que eu descobri. Vocês podem baixar e imprimir em papel a4 ou cochê.









Bom meus amores, eu espero que vocês tenham gostado.
Até a próxima!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Carverna Cristalina - O Desafio do Labirinto, vol. II

Autora Talita Salvador

Apenas me ame - Rock e perfume: o som do amor