Dia Nacional do Livro

Olá meus amores! Tudo bem? 

Como vocês sabem hoje (29.10) é o dia nacional do livro aqui no Brasil, e como o Blog Eureka Mundo é de literatura não podiamos deixar de falar sobre esses amigos impressos, e agora digitais! 

Faz tanto tempo que embarquei de cabeça no mundo dos livros que nem me lembro com quantos anos eu iniciei! Vocês lembram com quantos anos vocês começaram a gostar de ler?! Consigo lembrar que tudo começou no ensino médio, com a biblioteca da minha escola. Naquele lugar eu mergulhei de cabeça e me apaixonei por cada página, quando percebi já tinha despertado em mim o desejo de criar o blog. 

A literatura é algo esplêndido, muitas vezes viajei por diversos lugares, países, planetas e até universos paralelos. Confesso a vocês que tenho muita vontade de escrever um livro e proporcionar a outras pessoas o que muitos autores me proporcionaram. Um dia eu inicio esse sonho, assim como eu iniciei o sonho do blog e cheguei até aqui. 

Quero hoje trazer para vocês mais algumas conquistas que para mim são valiosas e, também, algumas curiosidade sobre os livros.


Uma das conquistas é que o blog ja tem mais de 40 autores, duas editoras e 4 lojinhas literárias parceiros! Até hoje chegamos a marca de 31 resenhas e olha que eu comecei a trabalhar este ano também! 


A cada dia que passa sou grata a Deus cada vez mais pois tenho a plena certeza que foi Ele que me fez chegar até aqui, neste mundo literário não é nada fácil! 


Mas agora vamos para as curiosidades dos livros! 


1. Segundo a UNESCO, Agatha Christie é considerada a escritora mais traduzida mundialmente. Nada menos do que eu esperava da Rainha do Crime. 

2. Paulo Coelho é o autor brasileiro que mais vendeu livros no mundo. Cerca de 70 milhões de exemplares.

3. J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, escreveu todos os livros da saga à mão.

4. "Alice no País das Maravilhas” chegou a ser proibido de ser vendido na China por ter como personagens “animais que falavam”.

5. O cheiro dos livros agrada a tanta gente porque…   o papel dos livros é feito com polpa de madeira e possui uma grande quantidade de substâncias orgânicas. Quando estas reagem à luz, ao calor e à humildade, libertam compostos orgânicos voláteis, que se traduzem num aroma a baunilha, a amêndoa ou flores, evocando memórias positivas.

6. Nos livros de Sherlock Holmes, o protagonista nunca chega a dizer a célebre frase “Elementar, meu caro Watson”.

7. Todo o lucro de vendas do livro Peter Pan, de J. M. Barrie, reverteu a favor do Great Ormond Street Hospital for the Sick Children, em Londres.

8. A biblioterapia, desenvolvida com base numa investigação do psiquiatra Neil Frude, em 2003, concluiu que os livros têm potencial para se assumir como substitutos dos anti-depressivos.  

9. Stephen King não gostou do primeiro romance que escreveu, e o jogou no lixo. Sua esposa Tabitha recuperou a história, a leu e disse para o marido que tinha achado o livro ótimo e que ele devia tentar vendê-lo para uma editora. King foi atrás e conseguiu, de fato, vender os direitos da obra, que se tornou seu primeiro sucesso. 

10. Tolkien escreveu O Hobbit para seus filhos e não tinha nenhuma intenção de publicá-lo. Emprestou o livro para um amigo, que acabou mostrando para uma amiga editora e os dois convenceram Tolkien a publicar a obra.

Bom meus amores, espero de coração que vocês tenham gostado do post!  Nesse dia nacional do livro desejam a vocês muitos livros. Até a próxima! 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Autora Dulce Maria

Jogo de máscaras

A Essência Perdida