Autora Helena Grillo

Olá meus amores, tudo bem ?

Hoje vamos para mais um episodio do nosso quadro Entrevistando Autores Nacionais. Desta vez, vamos entrevistar e conhecer mais um pouco sobre a autora Helena Grillo, autora do livro "Honra Pirata" que inclusive já foi resenhado aqui pelo blog. Você pode conferir a resenha na aba de resenhas e as redes sociais da autora, bem como seus links de acesso, estão no nosso mural de autores parceiros. Antes de irmos a entrevista vamos conhecer um pouco sobre a autora. 

Filha de João Luiz e Maria Alice, Helena Grillo Miranda já nasceu complicada. Mesmo com um grande coração, acabou tendo um problema cardíaco, que foi curado por Deus logo depois de completar um ano de idade. Por isso, agarrou-se à vida, dando tudo de si em cada tarefa. Quando não está lendo ou escrevendo, Helena dá aulas de judô na equipe Força Jovem Judô, vê filmes de ação ou anime com o marido Hugo e brinca de lutinha no sofá com os irmãos mais velhos, Thalita e Thiago, que partilham o DNA do esporte. Após se formar em jornalismo, conquistou seu MBA em Jornalismo Esportivo. Atualmente mora no Rio de Janeiro onde nasceu e foi criada. (texto tirado do livro da autora)

Agora vamos a nossa entrevista. Separei nossas 12 perguntas tradicionais  para a autora, espero que gostem!!!

1. Qual é a inspiração para escrever o seu livro?
"Eu sempre amei muito o mar, minha família vivia praticamente na praia, em vila de pescadores. Então o imaginário de aventuras no oceano foi algo que precisava colocar no papel."

2. Como você começou a escrever?
"Comecei na época da faculdade, inclusive publiquei minha primeira obra logo após a formatura. Tive que aprender a dividir o texto jornalístico da escrita criativa, o que deu um pouco de trabalho, mas foi gratificante."

3. Quais são os seus hobbies?
"Eu amo desenhar, inclusive as ilustrações do miolo do livro fui eu que desenhei. Sou professora de judô, então amo esportes. Mas ler está no topo do meu interesse em entretenimento."

4. Como você se vê como pessoa?
"Legal, meio trouxa, para ser sincera rsrs. Sou meio inconveniente ás vezes, não percebo que estou me intrometendo. Mas quem me conhece sabe que sou um doce, meio teimosa e com uma coragem desvairada."

5. Quais são as suas influências literárias?
"Internacional eu curto muito a escrita fluida do Rick Riordan e aqui no Brasil."

6. Em uma narrativa, qual pessoa você prefere primeira ou terceira?
"Prefiro terceira, principalmente porque dá espaço para trabalhar com outros personagens de maneira mais complexa. O ponto de vista do autor me dá mais liberdade."

7. Quais foram os livros que marcaram a sua vida?
"Com toda certeza foram os da Thalita Rebouças, que foi um dos meus primeiros contatos com a leitura. Mas os quadrinhos do Maurício de Souza e os da Mafalda foram cruciais para despertar meu interesse nesse universo, então acredito que tiveram um papel crucial."

8. O que você faz nas horas vagas?
"Vejo muitas séries, gosto de doramas, animes, sou fã da cultura asiática e consumo um pouco de tudo. Sou do tipo esportista, curto uma trilha, um passeio na praia, algo ao ar livre. Ler é de lei, né? Hehehe Nas idas e vindas do trabalho eu leio no ônibus, às vezes eu fico enjoada, mas no fim vale a pena."

9. Possui outras obras?
"Sim, mais duas. Agente Charlotte e A Menina e a Ditadura, que inclusive estão disponíveis na Amazon."

10. Os personagens que você escreve são inspirados em pessoas reais?
"Não, mas cada um é meio que parte minha, um gosto, um medo, um traço na personalidade, acho que todos os personagens de todos os livros são assim, não dá para criar um personagem profundo que seja 100% diferente do autor, porque fica quase impossível trabalhar em cima dele, ou gerar empatia no leitor."

11. Suas histórias são inspiradas em algo real?
"Depende, no caso de Honra Pirata, piratas realmente existiram. Tive um estudo profundo sobre a época e costumes, para ficar o mais verossímel possível, mas o enredo é tudo fruto da minha imaginação."

12. Como você vê seu livro?
"Como um filho, de certa forma. Demorou meses para gerar, a gente nunca sabe como o mundo vai reagir a ele, mas tenta criar da melhor forma possível, para que seja agradável e interessante. Eu escrevo o tipo de livro que eu gostaria de ler, então quem gosta de algo fluido, leve e engraçado, também vai curtir Honra Pirata."

Bom meus amores, eu amei conhecer mais sobre a autora e sobre sua história. Espero que vocês também tenham gostado. Não deixem de acompanhar mais sobre a autora nas suas redes sociais e de nos acompanhar aqui com mais post como esse. Se cuidem, um super beijo e até a próxima. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Autora Dulce Maria

Jogo de máscaras

A Essência Perdida