Autor Cláudio Almeida

Olá meus amores! Tudo bem?

Hoje iremos entrevistar o autor Cláudio Almeida do livro Gaian. Seu livro ja foi resenhado aqui pelo blog e vocês podem conferir na aba resenha.



Cláudio nasceu em Brasília, desde cedo se interessou por ideologias, simbologias, ciências, religiões e mitos. Foram os filmes ni entanto, que o levaram até o mundo de Gaian. Uma história iniciada em uma tarde de 2005 e terminada em meados de 2010. Desde então, Cláudio se dedixa a histórias de fantasia e ficção científica.

Vamos a entrevista!

1. Qual é a inspiração para escrever o seu livro?

R: Olá, Amanda. 😊 Vamos lá! Minha maior inspiração para escrever Gaian – o Reinício foi... é uma pergunta difícil... risos... Hoje creio que, na verdade, haja várias inspirações, mas três foram mais intensas. A primeira delas foi o Senhor do Anéis. Ele foi a vontade primordial para que eu buscasse uma história de fantasia dentro de mim. E isso foi algo muito valioso, pois me mostrou muito importante: nós devemos sempre acreditar nos nossos sonhos, na nossa alegria, na nossa força, na nossa paz, no nosso coração – enfim em nós mesmos. Digo isso, pois o caminho nem sempre é fácil e devemos sempre nos lembrar dessas joias divinas que carregamos em nossa alma. A segunda inspiração foram justamente colocar essas joias em uma história. Em Gaian – o Reinício, eu busquei sempre abordar algum desses temas e outros mais – os que considero relevante. A terceira foi o meu desejo foi criar uma história fantástica para quem se debruçasse sobre as páginas de Gaian conhecesse o mundo que eu fiz. Entretanto, há uma informação em primeira mão para você e as(os) leitoras(es) desta entrevista. O que eu criei está além do mundo de Gaian e esse detalhe começará a ser revelado em Gaian – Luz e Escuridão, a continuação de Gaian – o Reinício.

2. Como você começou a escrever?

R: Eu comecei a escrever jovem. Se não me engano, quando eu tinha 15 anos. Foi uma experiência maravilhosa em um dia maravilhoso. Contudo, escrever Gaian – o Reinício foi diferente. Ele foi a porta para um mundo novo. Ele ampliou minha percepção literária e, a partir de sua concepção, eu comecei a escrever sobre fantasia e outros temas. Gaian – o Reinício foi um divisor de águas na minha vida.

3. Quais são os seus hobbies?

R: Caminhar, ler, conversar, tomar de vez em quando uma cerveja, jogar baralho, viajar e contemplar a natureza.

4. Como você se vê como pessoa?

R: Eu me vejo simples, franco, objetivo, extremamente prático, alegre e conversador. Como é bom conversar. hehehehehe

5. Quais são as suas influências literárias?

R: Minhas influências literárias são Isaac Asimov, J.R.R Tolkien, George Martin, Carlos Drummund de Andrade, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Bernard Cornwell, William Shakespeare, Oscar Wilde e Rabindranath Tagore. Essas são as principais, mas acredito que sempre podemos aprender com escritores e escritoras. O mundo da literatura é vasto.

6. Em uma narrativa, qual pessoa você prefere primeira ou terceira?

R: Eu prefiro as duas. Ambas têm vantagens e desvantagens. A primeira pessoa é mais pessoal. Ela traz o leitor para dentro do personagem de uma forma que considero bem peculiar. Como escritor, eu acho a primeira pessoa muito intensa, mas ela, por esse fator, é mais difícil de ser desenvolvida. Já a terceira pessoa é mais universal e ampla. A liberdade do escritor é vasta e, com ela, as possibilidades. Por ter essas características, ela tem a tendência de ser mais superficial em certos aspectos. As duas são desafios em aspectos diferentes.

7. Quais foram os livros que marcaram a sua vida?

R: Bem, foram os seguintes:
Silmarillion – J.R.R Tolkien;
a Trilogia Fundação – Isaac Asimov;
os livros de As Crônicas de Gelo e Fogo do George Martin;
Memórias Póstumas de Braz Cubas – Machado de Assis;
Alguma Poesia e Sentimento do Mundo – Carlos Drummund de Andrade;
Vidas Secas – Graciliano Ramos.

8. O que você faz nas horas vagas?

R: Caminho, leio, estudo e imagino mundos novos.

9. Possui outras obras?

R: Sim. Além de escritor de fantasia, sou também de ficção científica, ficção policial, drama, teatro, poesia e tenho um projeto para escrever um livro infantil. Tenho no total 13 trabalhos em andamento. Eu quero fazer um site para reunir todos os meus escritos, mas não vai parar por aí. 😊

10. Os personagens que você escreve são inspirados em pessoas reais?

R: Apenas um dos personagens de Gaian – o Reinício foi baseado em uma pessoa real. Os demais foram elaborados a partir de emoções, características humanas que percebi durante toda a minha vida.

11. Suas histórias são inspiradas em algo real?

R: Minhas histórias trazem um quê de realidade sim. Eu procuro de alguma forma retratar fatos que a humanidade ou um povo passou. Como exemplo maior, posso citar a guerra. Gaian – o Reinício e os outros 5 livros da série retratam esse aspecto tão comum à história da humanidade. Claro que muitos outros fatores foram e serão debatidos nas linhas dos livros.

12. Como você vê seu livro?

R: É a primeira vez que me fazem essa pergunta... risos... Bem, vejo meu livro como uma fantasia na qual a emoção, o mistério, a surpresa e a intensidade se unem a batalhas épicas e momentos de reflexão para formar a história. Gaian – o Reinício é a ponta do iceberg de uma gigantesca história, pois a Saga do Infinito contém 9 livros e, como eu disse, eles retratarão diversos assuntos. Por esses fatores, é inevitável que eu veja Gaian – o Reinício de duas formas. A primeira é de forma singular. Como livro em si, amei escrever cada linha, cada parágrafo dele. Foi uma experiência fantástica. A segunda é de forma ampla, pois eu sei que Gaian – o Reinício faz parte da Saga do Infinito, ou seja, ele está inserido em uma história enorme e traz algumas informações valiosas. Em suma, a aventura está apenas começando.

Espaço bônus:

Leitoras e leitores do blog Eureka Mundo, foi um prazer participar da entrevistar e estar com vocês. Eu espero que tenham gostado de conhecer um pouco de mim e as minhas histórias. Aproveito para convidar vocês a conhecerem Gaian – o Reinício. Vocês podem adquiri-lo diretamente comigo (e nesse caso, acompanha o livro um mapa e 7 marcadores) ou em sites especializado – Amazon, Submarino, Americanas e Saraiva. Também estou aberto a conversas no Facebook ou no Instagram. É só procurar por A Saga do Infinito. Será um prazer conversar com cada um de vocês. Amanda, eu agradeço a oportunidade de colocar minhas ideias e opiniões. Você também está de parabéns pelo incentivo à literatura brasileira. Desejo sucesso e tranquilidade a todos. Tenham uma ótima semana.

Bom meus amores, eu espero de coração que vocês tenham gostado do post de hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autora Dulce Maria

Jogo de máscaras

A Essência Perdida