Poética: memórias e versos

Olá meus amores, tudo bem? 

Nossa resenha de hoje é com livro pequeno mas riquíssimo em detalhes e sentimentos. Conheceremos o livro "Poética: memórias e versos" da autora nacional Vanessa Musial. Tenho esse livro a um bom tempo e confesso que foi uma experiência incrível ler cada detalhe dele, os livros de poesia são os melhores!


Esse livro foi lançando pela editora Autografia e vocês podem adquirir o livro através do site da editora, que é de fácil acesso, ou clique aqui e seja redirecionado para o instagram da autora e entre em contato com ela. 

Antes de iniciarmos a resenha, vamos falar sobre as características física deste livro. É um livro pequeno, possui apenas 159 páginas distribuídas entre 5 capítulos. É detentora de uma diagramação incrível, perfeitamente pensada para cada parte do livro porém sua linguagem é robusta e nos remete a cada momento expressado nos poemas que compõe cada capítulo. 

Começaremos pelo capítulo do amanhacer. No corpo desses poemas podemos perceber a leveza e ao mesmo tempo a alegria brotando como gotas de orvalho em uma manhã ensolarada. Confesso que depois de lido esse livro eu fiquei bem poética também, rimando palavras e expressando emoções como forma de escape em uma sociedade fechada. Uau, tô ficando boa nisso!


Depois, no capítulo do amor, é visivelmente a clareza de sentimento e personalidade da autora. Creio que quando escreveu esses versos estava passando pelos seus melhores momentos ao lado da pessoa que ama. Gosto quando a literatura se torna uma forma de expressão de sentimentos tão nobres. Gosto, também, de como a autora se preocupa em compartilhar conosco sua fase tão fascinante transportada para letras resenhadas em papel amarelado. Cara, estou gostando disso! 

Mas como a vida real, nem tudo são flores. Logo após ao capítulo do amor tem o capítulo das trevas e todo o ódio é derramado em palavras com seus múltiplos sentidos. É aqui que temos a certeza de que humanos são frágeis e ao mesmo tempo forte ao passarem por diversas situações. Nesses versos, a autora não mede esforço em diversos temas em expelir os seus mais profundos pensamentos.


Depois das trevas vem o capítulo dos sonhos. Esses sonhos podem ser de diversos tipos, desde as histórias infantis como a nítida ideia de utopia. É aqui que em pequenos poemas seremos capazes de perceber o quão bom é sonhar e deixar, nem que seja por pequenos momentos, que nossa imaginação nos teletransporte para um mundo idealizado. 

Por fim, vem o capítulo da morte. Como a vida humana sobre esta terra, tudo tem seu progresso natural. Nascemos, crescemos, reproduzimos- ou não - e depois morremos. Naturalmente a autora nos remete aos mais profundos anseios sobre o que virá e o que acontecerá depois que nossos olhos se fecharem para o descanso eterno. 

E é assim que as palavras se tornam as melhores formas de expressar os mais lindos e mais obscuros sentimentos e pensamentos humano. Bom, meus amores eu espero de coração que vocês tenham gostado deste post! Agradeço a Vanessa por ter confiado no meu blog para a divulgação da sua obra e propagação da poesia que é uma espécie do gênero literatura nacional não muito explorado. Não deixem de acompanhar as nossas redes sociais e de conhecer mais sobre a autora! Tem links dela na aba de autores parceiros aqui no blog. O site da autora é www.vanessamusial.com. Até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autora Dulce Maria

Jogo de máscaras

A Essência Perdida