Autora Luize Valente

 Olá meus amores, tudo bem?

Nosso episódio do quadro entrevistando autores nacionais será com a escritora Luize Valente, autora de diversos livros, entre eles a Sonata em Auschwitz que já foi resenhado pelo blog, vocês podem visualizar a resenha clicando aqui. Além disso, conheçam os outros livros da autora através de suas redes sociais clicando aqui para serem redirecionados. Espero que vocês gostem dessa entrevista, vamos lá? Antes de iniciarmos a entrevista, vamos falar um pouco sobre a biografia da autora. 

Luize Valente é carioca, com ascendência portuguesa e alemã. É escritora, documentarista e jornalista com mais de vinte e cinco anos de experiência na televisão brasileira, trabalhando em grandes emissoras como a Globo e Bandeirantes, além de ter trabalhado no canal GNT e GloboNews. É uma escritora de sucesso, com seu documentário "a estrela oculta do sertão", lançado em 2005, recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Judaico de São Paulo. A partir de 2012, envereda pela ficção publicando na Editora Record seus romances históricos "o segredo de Oratório" e "uma praça em Antuérpia lançado em 2015 em Portugal. Sonata em Auschwitz é seu terceiro romance. 

Agora, vamos a entrevista! São doze perguntas que variam sobre a escrita da autora, sua vida pessoal e sobre seus gostos pessoais, também possui um espaço bônus para que a autora fale diretamente com seus leitores. Vamos lá?

1. Qual é a inspiração para escrever o seu livro?

“Para escrever Sonata em Auschwitz me inspirei na história de uma sobrevivente do Holocausto, Maria Yefremov , judia, que chegou grávida ao campo de concentração de Auschwitz, em 1944. Infelizmente, o bebê não sobreviveu”.

2. Como você começou a escrever?

“Escrevo desde ... sempre! Comecei a escrever quando aprendi a ler. A leitura, para mim, é a melhor escola do escritor. Sou jornalista de formação e trabalhei na área por mais de 20 anos, sempre escrevendo. Em 2012, mergulhei de cabeça na ficção. Lancei meu primeiro romance: O segredo do oratório. A partir daí passei a ser escritora, digamos, profissional. Fui me afastando do jornalismo e, hoje, me dedico à literatura”.  

3. Quais são os seus hobbies?

“Não sou muito de hobbies “fixos”! Adoro viajar, leitura sempre, filmes e séries também. E tenho nas caminhadas pela cidade e na corrida meu esporte e válvula de escape. Corro desde os 14 anos”.

4. Como você se vê como pessoa?

“Alguém aberta às novidades, que adora aprender com tudo e com todos, que gosta de conhecer pessoas e ouvir histórias, que é passional e apaixonada, pelos amigos, pelos amores, pelo que faz, que é ligada aos sentimentos, não às coisas”.

5. Quais são as suas influências literárias?

“Tenho muitas. Acho que todo livro que leio me influencia, seja um clássico ou um best-seller. Vou citar alguns autores cujas obras li praticamente toda e aos quais sempre retorno: Eça de Queiróz, Dostoiévski, Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Thomas Mann, José Saramago, Primo Levi, Phillip Roth, Ian Mc Ewan, Haruki Murakami.”

6. Em uma narrativa, qual pessoa você prefere primeira ou terceira?

“Não tenho preferência. A escolha da pessoa, para mim, tem a ver com as escolhas da própria narrativa. Ou seja, se quero que o leitor vá desvendando com o narrador, opto pela primeira. Se quero fazer o leitor onisciente da trama, mais do que alguns personagens, opto pela terceira. Gosto muito de usar as duas “vozes” numa mesma narrativa.  Fiz isso no Sonata.”

7. Quais foram os livros que marcaram a sua vida?

“Assim como as influências literárias, são muitos! Vou citar alguns: A montanha mágica (Thomas Mann), Crime e Castigo (Dostoiévski), Memorial do Convento (José Saramago), Os Maias (Eça de Queiróz), É isto um homem? (Primo Levi), O casamento (Nelson Rodrigues), Do que eu falo quando falo de corrida  (Murakami)”

8. O que você faz nas horas vagas?

“Leio, assisto filmes e séries, passeio com minha vira-lata, corro! Correr e andar muito a pé, explorando a cidade, deixando o pensamento fluir solto”.

9. Possui outras obras?

“Sim, na ficção, tenho mais dois romances históricos – além do Sonata em Auschwitz (ed. Record / 2017) e um livro de contos. São eles: O Segredo do oratório (ed. Record / 2012), Uma praça em Antuérpia (ed. Record / 2015) e Do tempo em que voyeur precisava de binóculos (ed. Record/ 2019).  De não ficção tenho também um livro de textos e fotos e dois documentários”.

10. Os personagens que você escreve são inspirados em pessoas reais?

“Boa parte dos personagens criados são inspirados em várias pessoas. Ou seja, várias características e histórias se juntam na criação de um personagem. Acho que todo escritor de certa forma faz isso. Nos meus romances históricos também tenho personagens que são personalidades históricas. Por isso a pesquisa é fundamental para minha escrita”.

11. Suas histórias são inspiradas em algo real?

“Sim, parto de fatos reais para criar a ficção. Por isso, como disse acima, a pesquisa é fundamental! A Segunda Guerra Mundial é pano de fundo de dois dos meus livros :Sonata e Antuérpia”.

12. Como você vê seu livro?

“Pergunta difícil... O que tento é escrever algo que mexa com as pessoas, que comova, que envolva, que transforme, que proporcione um encontro. Se conseguir tocar o coração e a mente de um leitor que seja já me sinto realizada. Acho que a escrita tem um caráter transformador e único para quem lê e para quem escreve.”

Espaço bônus:

“Ler sempre. Sem preconceitos ou julgamentos. Todo livro merece ser lido, cada leitor reage de uma forma diferente e própria. Livro também é o momento.  Se você não se identifica com o que lê num determinado momento da vida, não insista, parta para outro livro.  E se quiser conhecer um pouco mais sobre meu trabalho dá uma olhada em www.luizevalente.com”. 

Bom meus amores, eu espero de coração que vocês tenham gostado dessa entrevista. Eu amei as respostas da autora, são bem sinceras e o melhor, com certeza, foi  a autora nos demonstrar através da sua escrita mais detalhes sobre a Segunda Guerra Mundial. Meus amores, quem se interessar sobre as obras da autora e mais sobre as viagens de pesquisa que ela fez para escrever seus livros, basta clicar aqui para ser redirecionado ao site da autora, vale muito a pena verificar essas fotos e textos!

Muito obrigado por todos que chegaram até aqui comigo e estejam me prestigiando com a honra de vossas leituras! Um super beijo e até a próxima. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autora Dulce Maria

Jogo de máscaras

A Essência Perdida