Autor Conrado L. Ribeiro

Olá meus amores, tudo bem com vocês? 

Hoje vamos para mais um episódio do nosso quadro Entrevistando Autores Nacionais, desta vez iremos entrevistar o autor nacional e parceiro aqui do blog Eureka Mundo, Conrado L. Ribeiro. Seu livro se chama cães do asfalto e já foi resenhado aqui no blog, para conferir basta procurar pelo nome na aba de resenhas no menu acima, as redes sociais do autor se encontram na aba de autores parceiros. Antes de irmos para a entrevista, vamos falar um pouco sobre o autor. Vamos lá? 

Conrado Luzini Ribeiro é escritor, roteirista, artista marcial e professor de Física formado pela FCT-UNESP. Nascido em julho de 1984 em Presidente Prudente, São Paulo, desde muito jovem reforçou nos jogos de RPG a paixão por narrar histórias que já vinha da tradição de família com as rodas de causos. É autor dos contos de fantasia medieval "Tiercel" e "Fúria Selvagem" e da serie lovercraftiana "Arquivos Haskel". Cães de Asfalto é seu romance de estreia e o primeiro volume da serie "Lobos da Noite". 

Agora vamos para a entrevista! Separei várias perguntinhas que variam sobre seus assuntos e um espaço bônus. Espero que gostem! 

 1. Qual é a inspiração para escrever o seu livro?

R: "Cães do Asfalto tem muito sobre meus gostos e meu fascínio por lobos. Eu sempre gostei muito de lobisomens, de filmes, livros, causos e RPGs. Um dia estava voltando de um curso de roteiro e pensando sobre minha cidade de Presidente Prudente como cenário para histórias de horror. A raiz da ideia surgiu ali. Depois foi tomando forma em torno de tudo que sabia sobre lobisomens e no fundo mais obscuro, minha verdadeira inspiração sempre seria a dualidade humana de pessoa e fera que carregaremos e o fato de ser muito conectado aos meus instintos, acreditando que não devemos nunca abandonar nenhum de nossos dois lados, mas aprender a viver da melhor forma com eles."

2. Como você começou a escrever?

R: "Eu comecei a escrever em uma máquina de escrever de minha mãe, talvez até antes quando eu ficava tentando inventar escritas e idiomas mágicos. Eu era novo e um leitor muito desleixado, por isso demorou para minhas ideias e meu conhecimento tomarem forma. Somente depois de me tornar um leitor disciplinado, passei a escrever com estrutura e vigor."

3. Quais são os seus hobbies?

R: "O que eu chamaria mais de hobbie hoje em dia seria jogar RPG, mas como isso envolve contar histórias do mesmo jeito, é uma forma de me desenvolver com escritor também. Mas minhas principais atividades além da escrita são a leitura geral, desenho, RPG, artes marciais, ouvir música, assistir filmes, séries, animes e desenhos animados; e jogar jogos eletrônicos e de tabuleiro."

4. Como você se vê como pessoa?

R: "Essa pergunta é capciosa. Eu sou um ser humano tão falho e brilhante como outros humanos. Literalmente é assim que me vejo, gosto muito de pensar e repensar a condição humana e a sociedade. Tento todos dias ser melhor do que fui antes, em todo meu desenvolvimento. O que me define bem são a perseverança, esperança e a coragem."

5. Quais são as suas influências literárias?

R: "A lista é longa, mas eu vejo muito de cada um desses em minhas motivações, inspirações, aprendizado e estilo: Agatha Christie, Sir Arthur Conan Doyle, Leonel Caldela, H.P. Lovecraft, Niel Gaiman , André Vianco, Ana Lúcia Merege, Stephen King, Ursula K. Le Guin, Jack London e David Lodge."

6. Em uma narrativa, qual pessoa você prefere primeira ou terceira?

R: "Depende da história e do que ela pede de mim. Tendo muito a terceira pessoa e acredito que seja o meu melhor estilo, porém há alguns textos que pedem uma narrativa mais pessoal."

7. Quais foram os livros que marcaram a sua vida?

R: "Não consigo fazer uma lista pequena... O Vale dos Dinossauros de Elisabeth Loibl, A Morte tem Sete Herdeiros de Ganymédes José, O Rapto do Garoto de Ouro de Marcos Rey, O Mistério dos Sete Relógios de Agatha Christie, O Hobbit e a Trilogia de O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, A Hora do Lobisomem de Stephen King (livro e filme), A Passagem do Anjo de John Sack, O Chamado Selvagem de Jack London, Drácula de Bran Stoker, Lobisomem o Apocalipse RPG, Deuses Americanos de Neil Gaiman, A Arte da Ficção de David Lodge, A Mão Esquerda da Escuridão de Ursula K. Le Guin, tudo de Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle que já li, A Técnica Literária e Seus Problemas de Carmelo M. Bonet, O Castelo das Águias de Ana Lúcia Merege, Ozob Protocolo Molotov de Leonel Caldela, O Horror de Dunwich de H.P. Lovecraft, O Retorno de Merlin de Deepak Chopra, Ivanhoé de Sir Walter Scott, Não Toque no Gato de Mary Stewart, Estranhas Irmãs de Terry Pratchett, Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas e Cuchulain of Muirthemne de Lady Augusta Gregory."

8. O que você faz nas horas vagas?

R: "Dedico meu tempo livre a minha namorada Bárbara, aos meus pais e aos amigos."

9. Possui outras obras?

R: "Tenho contos em formato de ebook na Amazon e parte de um livro na plataforma Wattpad. Destaco entre eles Estranhos na Noite, Fúria Selvagem e um livro que tem parte de leitura aberta no Wattpad, Arquivos Haskel 01. Ele está passando por um processo de reescrita e sairá na Amazon no começo do ano que vem."

10. Os personagens que você escreve são inspirados em pessoas reais?

R: "Tudo que escrevo é e não é, ao mesmo tempo, inspirado em pessoas reais. Eu não cito pessoas reais como elas são, mas parte daquilo que reparei, que me inspirou, marcou, ou mesmo uma mistura de meus pensamentos com o de pessoas que conheço. No fundo eu misturo tudo e coloco de volta em uma criação própria."

11. Suas histórias são inspiradas em algo real?

R: "Da mesma forma que na pergunta anterior, tudo é baseado em minhas experiências de vida, em tudo que conheço. Poderia dizer que sim, que é tudo inspirado em algo real, porém as histórias em si são completamente ficcionais, apenas crio e trabalho sobre aquilo que vivi."

12. Como você vê seu livro?

R: "Como um começo, um passo em uma jornada prazerosa e árdua. Gosto de muito do que criei em Cães do Asfalto e de todo cuidado que tive, gosto de como tocou meus leitores e da forma que elogiaram ou reclamaram, pois gostei do fato da história ter lhes causado reação, pensamento, reflexão."

Espaço bônus: recado para os fãs.

R: "Até o fim desse ano a continuação de Cães do Asfalto estará na Amazon. E muitos textos virão, desse universo e de outros. Aguardem novidades nos próximos meses. Muito obrigado, eu amo escrever, mas ser lido é algo enorme e incrível. É um dos pilares que me mantem escrevendo e uma das maiores gratificações que posso ter, obrigado e que minhas histórias possam cativa-los tanto quanto outras histórias me cativaram. Forte abraço. PS: Bárbara está traduzindo Cães do Asfalto para o Inglês... até o fim do ano que vem teremos versão internacional."

Bom meus amores, eu espero de coração que vocês tenham gostado dessa entrevista. Gostei muito de conferir mais sobre o outro lado da moeda, o que o autor pensa e sente. O melhor dessa entrevista é esse furo de livro internacional chegando. Gostaria de agradecer ao autor pela paciência e pela oportunidade de ter conhecido o seu livro. Um super abraço virtual em todos e até a próxima. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autora Dulce Maria

Jogo de máscaras

A Essência Perdida