Autora Fabi Zambelli

 Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Hoje eu trago mais um post de entrevista para o nosso blog. Nossa convidada de hoje é a autora nacional Fabi Zambelli, autora do livro Conto de Dragões já resenha pelo Eureka Mundo. O livro da autora foi lançado pelo selo talentos da literatura brasileira, da editora novo século, caso você queira o adquirir basta acessa o catalogo virtual da editora ou acessando um dos links de acesso da autora que estão na aba de autores parceiros, no menu acima, ou clicando aqui. Nossas entrevistas são compostas de duas partes: primeiro falamos sobre a autora e depois a autora nos responde 12 perguntinhas de diversos conteúdos. 


Fabiane Zambelli de Pontes, nasceu em Jundiaí, interior de São Paulo. Desde pequena era fascinada pela literatura, obrigava sua mãe a devorar livros e mais livros para que pudesse absorver as histórias ali contadas. E infernizava a vida de qualquer parente ao pedir-lhes para escrever histórias que narrava. Foi durante o curso de jornalismo que a sua mente saiu do controle e os mundos explodiram, dando vida a 17 obras ainda não publicadas. Atualmente é assessora, repórter, jornalista, promoter e, claro, escritora nas horas vagas. Continua a sonhar com o dia em que integralmente será a responsável pelo nascer de novas mentes em novos universos. 

1. Qual é a inspiração para escrever o seu livro?

“A ideia surgiu, na verdade, de um sonho louco que tive. Nele, a cidade de Jundiaí estava tomada por Dragões que lutavam contra criaturas medonhas e bem sanguinárias, elas lembravam lobisomens, porém maiores e bem menos peludos, as quais eu chamei de Giants. O sonho me perseguiu por semanas e acabei colocando no papel. Por coincidência, à medida que eu ia escrevendo, outros sonhos referentes ao livro iam surgindo, o que me ajudou muito a visualizar os cenários e algumas cenas do enredo.
Conto de Dragões é o meu primeiro livro publicado, contudo, admito que tenho muitos outros na gaveta! Cada obra possui a sua singularidade, no meu arquivo tem um pouco de tudo, há romance, aventura, suspense, terror, hot-lit,... Enfim... Como eu leio muitos gêneros, acabo escrevendo estilos diferentes também, mas confesso que tenho uma queda tremenda por tramas fantásticas! E em Conto de Dragões, o leitor pode esperar romance, aventura, um pouco de mistério, fantasia aos montes e muito mais!”

2. Como você começou a escrever?

“Eu sempre gostei de escrever, desde pequena eu inventava histórias e mesmo antes de aprender a escrever, eu pedia para algum adulto redigir as minhas “criações”. Por isso eu não sei dizer ao certo quando comecei de fato a escrever. a minha motivação veio desde pequena, pois quando minha mãe lia algum livro ou até mesmo história em quadrinhos para mim, eu queria poder criar algo tão bom quanto aquilo, eu queria que lessem uma historinha criada por mim também.
Posso dizer que comecei a escrever "á sério" com uns 10/12, nem sei precisar direito... Tenho uma pasta com vários "trabalhos" meus: continhos, poesias, pequenas crônicas, jograis... O que vinha na minha cabeça, eu colocava no papel.
Narrativas longas, ou seja, enredo e livros, eu lembro que com quase 14 anos tentei escrever a minha primeira obra. Obviamente não ficou um primor, mas na época fiquei beeeem orgulhosa!
Tanto é que antes as minhas inspirações vinham bastante do que eu via, lia e aprendia em sala de aula. de 2007 para cá (mais ou menos), percebi que as minhas ideias surgiam geralmente de sonhos. Confesso que muitas vezes acabei e acabo visualizando um tema do nada, sentada no metrô, no meio de uma aula, no workshop, conversando com os amigos, assistindo a um filme, lendo um livro, sentada quietinha em casa... Elas simplesmente surgem, não tem exatamente uma preparação para isso.”

3. Quais são os seus hobbies?

“Bom... Como boa bibliófila que sou, leio até demais (mentira! leitura nunca é demais!). Por isso, fica meio que óbvio que um dos meus hobbies seja ler.
Também gosto de trabalhos artesanais e de cozinhar. Boa parte da minha motivação e gosto está mesmo voltado para a literatura, para a escrita. No entanto, preciso dizer que adoro assistir filmes dos mais diversos gêneros, acompanhar doramas e seriados.”

4. Como você se vê como pessoa?

“Olha... Essa é uma pergunta complexa para mim, pois não tem exatamente uma resposta fácil... Esse ano que passou (2020), aproveitei para fazer muita autoanálise, tentei melhorar alguns comportamentos e mudar alguns aspectos da minha personalidade, sempre visando um crescimento pessoal e uma melhoria. Contudo, não sei dizer se obtive sucesso nisso ou não. Então, o que posso afirmar é que eu me vejo como uma pessoa que tenta sempre o seu melhor e que buscar estar em crescimento, mesmo que eu erre e nem consiga ser alguém melhor, um alguém bom o tempo todo, pelo menos eu sei que de alguma forma eu tentei ser.”

5. Quais são as suas influências literárias?

“Como sou bem eclética para escolher meus gêneros literários, acabo lendo de tudo. Por isso, admito que tenho inúmeros autores favoritos... Além disso, tive muitos escritores como referência, fossem eles nacionais ou internacionais.
Existem detalhes da narrativa em que busquei uma alusão a forma de descrição de Stephen King; outras fui um pouco mais atrás no tempo e busquei por conselhos de J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis; também me inspirei em J.K. Rowling e Philip Pullman; os autores Christopher Paolini, Kiera Cass e Rick Riordan também me ajudaram muito.
E usei como norte dentro da literatura brasileira o Pedro Bandeira, Ziraldo, Eduardo Spohr, Raphael Draccon, André Vianco, Denise Flaiban, Ana Macedo, Larissa Siriani, Jairo Sarfati, Dáfne Freitas, Nicolas Catalano... Entre outras dezenas de nomes que JURO são incríveis! A literatura nacional tem uma gama de escritores maravilhosos e extremamente talentosos!”

6. Em uma narrativa, qual pessoa você prefere primeira ou terceira?

“Ixi... Se você houvesse me perguntado isso alguns anos atrás, eu teria respondido que "com certeza e m terceira pessoa". Sinto mais facilidade em ser a autora "onipresente e onisciente" do livro e passar essa mesma sensação ao leitor.
No entanto, de um tempo para cá resolvi me aventurar na escrita da primeira pessoa e com a prática acabei gostando bastante. Por isso, eu diria que a minha preferência pela primeira ou terceira venha do que a narrativa do momento demandar, o que eu sentir que se encaixa melhor a escrita daquela obra.”

7. Quais foram os livros que marcaram a sua vida?

“Foram tantos... Como eu disse, sempre amei ler, por isso é difícil escolher, pois há livros que me marcaram em épocas diferentes da minha vida e por motivos diferentes. De imediato consigo pensar em A Torre Negra (saga de Stephen King), Harry Potter (saga de J.K. Rowling), Fronteiras do Universo (trilogia de Philip Pullman), A Mediadora (série de Meg Cabot), Percy Jackson (saga de Rick Riordan), As Crônicas das Trevas Antigas (série de Michelle Paver), Crônicas do Mundo Emerso (trilogia de Licia Troisi), Senhor dos Anéis (Trilogia de J.R.R. Tolkien), Os Karas (série de Pedro Bandeira), etc...”

8. O que você faz nas horas vagas?

“Ultimamente eu tenho dormido, pois a gestação tem me dado bastante sono hahahaha.. Mas eu leio, escrevo um pouco (por causa do meu tipo de gravidez, não posso ficar muito tempo no computador escrevendo, então, meu ritmo de escrita deu uma diminuída drástica por enquanto), vejo algumas séries e alguns doramas. Além de aproveitar para fazer algumas pesquisas e alguns cursos voltados para escrita, gêneros e outros tópicos voltados para a minha área e para a literatura em questão.”

9. Possui outras obras?

“Sim, sim! O Conto de Dragões por enquanto é o meu único livro solo publicado fisicamente, mas tenho participações em algumas antologias (Diário de Lúcifer, No meu tempo de Criança, Copas - Um rei, um Valete e uma Rainha, Um Grito no Silêncio, Contos Eróticos para Mulheres Adultas, etc...), tenho alguns e-books por aí e várias obras em andamento e/ou finalizadas que o leitor pode ler gratuitamente pelo Wattpad (A Protegida e o Príncipe, O Azul mais Profundo, Tempos de Apocalipse, Sem Nome, etc...), além de uma "surpresinha" para os leitores de Conto de Dragões!”

10. Os personagens que você escreve são inspirados em pessoas reais?

“Em partes, sim. Para compor um único personagem, por exemplo, eu pego características de pessoas que conheço, de pessoas que observei por aí, um pouco de mim e um pouco de "fantasia". Vou compondo a personalidade, as características... E em alguns momentos do livro, penso em como cada uma dessas inspirações reagiriam e a "ação" que eu sentir que combina melhor com o que eu criei para o personagem, eu uso.”

11. Suas histórias são inspiradas em algo real?

“Algumas sim, outras não. A maioria, como eu disse, surgem de sonhos, leituras, "epifanias"... Mas há textos meus que são criados baseados na realidade, com muita pesquisa, tato, veracidade... Por exemplo, na antologia "Um Grito no Silêncio" eu participei com três contos baseados em fatos reais. Nessa obra nós expomos maus tratos e violências que as mulheres sofrem, expusemos o gritos que foram calados... Para isso, entrevistei duas mulheres e escrevi dois contos me baseando em suas experiências reais, mudando apenas uma coisa ou outra para que não fossem reconhecidas e nem se sentissem desconfortáveis demais. E no conto restante eu usei a minha própria experiência de abuso moral e psicológico que sofri em um dos meus antigos trabalhos.”

12. Como você vê seu livro?

“Se estiver falando de Conto de Dragões, eu o vejo como uma obra imperfeita, porém tenho imenso carinho por ele. Hoje reconheço coisas que gostaria de ter escrito diferente, feito diferente, no entanto, ele representa MUITO daquela Fabi de 2008 que começou a escrever o enredo. É uma Fabi muito diferente da de 2021, naquele livro tem bastante das minhas inseguras, dos meus sonhos, das minhas imaturidades, das minhas batalhas. Apesar de ter levados anos para publicar e de ter sido revisado por uma outraaaa Fabi da época da publicação , eu procurei manter ao máximo da minha essência de 2008, daquela garota no meio da sua primeira faculdade, passando por mudanças na vida, enfrentando o começo de uma depressão e desejando poder usar a fantasia daquela narrativa dentro de sua própria realidade, por isso que eu trouxe tanto o fantástico para dentro de cenários e acontecimentos que são reais, pois isso foi uma forma que encontrei de amenizar o caos na minha mente e no meu peito.”

Espaço bônus: recado para os fãs.

“Não sei se tenho fãs... Mas vou escrever aqui o que eu geralmente costumo deixar como mensagem quando me pedem. A vida não acontece da forma que gostaríamos (vide 2020)... No entanto, eu considero isso uma coisa até que boa!
Se tudo ocorresse do jeitinho que esperamos, acredito que as nossas batalhas não teriam tanta graça e rapidamente passaríamos a nos entediar e apenas a existir... Não conseguiríamos crescer, aprender, evoluir... Teríamos mais dificuldade em identificar os momentos bons e de conquistas, pois tudo seria a mesma coisa... Perderíamos nossa gana, a nossa vontade de sonhar e não teríamos mais aquele gostinho especial que sentimos quando FINALMENTE conquistamos alguma coisa.Por isso, não desanimem!
Continuem lutando, continuem acreditando, continuem sonhando!
Por mais difícil que seja, mesmo que não consiga ver a luz no fim do túnel agora, em algum momento ela vai chegar! Se não parar de caminhar, vai chegar lá! É só não desistir que em breve verá que tudo vai passar e melhorar!
É preciso continuar! Afinal, um dia esse sonho pode se tornar realidade, a sua vida pode dar uma bela de uma reviravolta e ir na direção de algo incrível!
Talvez, esse “algo incrível” não era o que você esperava... Contudo, com certeza, será surpreendente! O que vale é a surpresa e continuar com a força de vontade à mil! E lembrem-se: tudo passa... Coisas ruins passam, portanto, não se desesperem! Coisa boas também passam, por isso, continuem a correr atrás das próximas! Sonhem! E quem sabe um dia, um dragão não apareça em suas vidas também? Svegliati! Perchè il sogno si è trasformato in realtà... ;)”

Que entrevista maravilhosa!!!! Super detalhista a autora e isso nos permite nos identificar com ela, não acham? Eu amei a entrevista!!! Bom meus amores, eu espero de coração que vocês tenham gostado dessa entrevista como eu gostei, não deixem de acompanhar as novidades da autora nas suas redes sociais, os seus links de acesso estão na aba de autores parceiros no blog. Quero aproveitar e agradecer a autora por ter topado a entrevista. Um super beijo, se cuidem e até a próxima. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autora Dulce Maria

Jogo de máscaras

A Essência Perdida