Autor D. J. Galvão

Olá meus amores, tudo bem com vocês? 

Hoje vamos para mais um episódio do nosso quadro entrevistando autores nacionais. Desta vez, tenho a honra de entrevistar o autor nacional e nosso parceiro aqui do blog, D. J. Galvão, escritor do livro "o diário das fantásticas viagens de Giovana", que já já saiu resenha desse livro aqui pelo blog. Você conferir os links de acesso do autor assim como a suas redes sociais no mural de autores parceiros. 



Antes de irmos para a entrevista, o autor nos permite saber um resumo de sua vida: “Meu nome é Délio José Cordeiro Galvão, tenho 59 anos. Sou casado e tenho duas filhas. Sou formado em engenharia com doutorado em economia, servidor público, e adoro escrever.”

Agora, vamos para a nossa entrevista. Separei 12 perguntinhas que variam em diversos gêneros. Vamos lá! Espero que gostem. 

1. Qual é a inspiração para escrever o seu livro?

R: “O diário das fantásticas viagens de Giovana”, é uma obra infanto-juvenil bastante envolvente, que alterna aventura e suspense com momentos de ternura e amizade. Idealizada para formar uma tetralogia, a obra é inspirada em viagens que fiz pelo Brasil com minha família e um casal de amigos, com seus dois filhos.

 2. Como você começou a escrever?

R: Para estimular minha filha mais nova a criar o hábito da leitura, eu propus a elaboração de um diário em nossa primeira viagem, ao Amazonas. Nesse diário destacamos belezas de fauna, flora e a presença de tribos indígenas. A narrativa ficou tão rica que decidimos acrescentar um toque de fantasia e emoção à narrativa. Meu manuscrito foi contemplado entre mais de 400 obras para selecionar novos autores, promovido pela Editora Bambolê, em 2016.

O resultado é uma obra infanto-juvenil de ótimo plot, bastante envolvente, com cenas de nossas visitas à Amazônia, Foz do Iguaçu e Pantanal superinteressantes, com suspense e aventura, onde ficção e realidade se misturam. Por isso, acredito que prende a atenção dos jovens e, além disso, por possuir conteúdo cultural e geográfico sobre a biodiversidade dos biomas do país tem sido bem apreciado por professores e coordenadores pedagógicos de diferentes estados.

3. Quais são os seus hobbies?

R: Escrever, viajar e tirar fotografias

 
4. Como você se vê como pessoa? 

R: Ansioso, determinado e disciplinado.


5. Quais são as suas influências literárias?

R: Agatha Christie, Raphael Montes, Luiz Alfredo Garcia-Roza, Raymond Chandler, Carlos Ruiz Zafón, Georges Simenon, e Leonardo Padura.


6. Em uma narrativa, qual pessoa você prefere primeira ou terceira?

R: Os livros do diário das viagens de Giovana são todos narrados em 1ª pessoa. A heroína da história, Giovana, conta as próprias aventuras. Mas concluí há pouco tempo um manuscrito em 3ª pessoa. Trata-se de um romance policial, narrado na 3ª pessoa, e confesso que gostei bastante.  Acho que esse tipo de narrativa oferece mais oportunidades ao escritor, para viajar na mente de diferentes personagens.


7. Quais foram os livros que marcaram a sua vida?

R: O Cavalo de Tróia, de J.J.Benítez, em minha juventude; A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón, quando comecei a me dedicar a escrita e Dias perfeitos, de Raphael Montes.


8. O que você faz nas horas vagas?

R: Passeio com a família, vou à praia, ando de bicicleta, leio muito e escrevo.


9. Possui outras obras?

R: Publicadas apenas os três volumes de o Diário das fantásticas viagens de Giovana. Em manuscrito: tenho um romance policial, um livro de contos e um infantil. São projetos que pretendo concluir para publicação ainda este ano.


10. Os personagens que você escreve são inspirados em pessoas reais?

R: Sim, a minha família (esposa e duas filhas – que são as personagens: Giovana e Clara) e um querido casal de amigos (com um casal de filhos – as personagens Manu e Lipe)


11. Suas histórias são inspiradas em algo real?

R: Sim. Como disse, resolvi que as fotos de viagens feitas com a família não deviam ficar esquecidas em um velho arquivo no computador. Misturam realidade e ficção para formar incríveis aventuras


12. Como você vê seu livro?

R: A obra adota um tom jovial e utiliza frases inteligentes que propiciam a aproximação dos jovens, sem banalizar a língua. Além disso, o enredo oferece vasto conhecimento para o leitor. Três volumes já foram publicados e narram viagens feitas à Amazônia, Foz do Iguaçu e ao Pantanal. Uma das características mais interessantes da obra é instigar o jovem leitor a tentar descobrir onde termina a realidade e começa a ficção. Cabe destacar que a partir da publicação do terceiro volume nossas obras também colaboram com recursos para o trabalho de preservação do bioma do Pantanal, graças a uma parceria formada com a Associação Onçafari.


Espaço bônus: recado para os fãs.

Sigam nossas aventuras e fiquem por dentro das novidades em nossa página do Instagram: @asfantasticasviagensdegiovana. Conheçam o incrível trabalho de preservação dos principais biomas nacionais desenvolvido pelo Onçafari @Oncafari E permaneçam conosco nessa incrível jornada! Ajude a descobrir quem é o Viajante do Tempo, que sempre salva a nossa heroína, quando ela está em perigo, e descubra onde estão escondidos os misteriosos cristais místicos da Amazônia.

Bom meus amores, eu amei conhecer mais sobre o autor através da nossa entrevista aqui. É super gratificante essa oportunidade de conhecer mais sobre o autor e até se identificar com ele através das suas respostas, confesso que me identifiquei com algumas das suas respostas. Eu espero de coração que vocês tenham gostado dessa entrevista, não deixem de acompanhar mais sobre as novidades dos livros do autor nas suas redes sociais e as nossas novidades aqui pelo blog. Um super beijo, se cuidem e até a próxima. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores do ano 2018

A Ruina Dourada

Autores Nacionais: Letícia Pinho