Autora Cláudia Chapier

 Olá meus amores, tudo bem com vocês? 

Hoje vamos para mais um episódio do nosso quadro entrevistando autores nacionais. Desta vez, tenho a honra de entrevistar a autora nacional e nossa parceira aqui do blog Cláudia Chapier, escritora do livro "Olhando a vida de pernas pro ar", já resenhado aqui pelo blog. Você pode conferir a resenha na aba de resenhas, no menu acima e pode conferir os links de acesso da autora assim como a suas redes sociais no mural de autores parceiros. 



Antes de irmos para a entrevista, vamos falar da autora. Cláudia Chapier nasceu em Caçapava, interior de São Paulo, em 1967. Começou a trabalhar como jornalista aos 18 anos, passando por diversos meios de comunicação, como Folha de São Paulo, Editora Abril, Rede Globo e a extinta TV Manchete. Em 2002, passou a atuar em marketing politico, dirigindo a área de jornalismo em diversas campanhas majoritárias dentro e fora do Brasil. Agora, estreia na carreira literária com o livro Olhando a Vida de Pernas pro Ar. Cláudia mora em São Paulo, é casada, tem uma filha de 11 anos e um enteado de 28 e vários sobrinhos que "ama de paixão". E é nessa galera que se inspira, dizendo sempre: "não sei se escrevo para eles ou por eles, só sei que eles movem minha imaginação". 

 

Agora vamos para a entrevista, separei 12 perguntinhas de diversos gêneros e um espaço bônus para a autora falar o que quiser. Espero que gostem.


1. Qual é a inspiração para escrever o seu livro?


R: "Minha maior inspiração foi a convivência intensa com adolescentes. Tenho uma filha de 12 anos, uma sobrinha de 16 e um sobrinho de 17 anos que estão o tempo inteiro comigo. Com eles, vem uma galera que não sai da minha casa. Viajamos juntos, apareço no rolê deles, enfim, compartilhamos segredos, trocamos ideias e eu curto muito ouvir as histórias, dar minha opinião e saber o que eles pensam."


2. Como você começou a escrever?


R: "Escrevo desde os 7 anos de idade. Lembro até hoje do meu primeiro livro, era uma história de princesa escrita a lápis em folhas de papel almaço (que nem existem mais rs). Depois fiz jornalismo, me formei com 20 anos, mas aos 17 eu já trabalhava num jornal como estagiária."


3. Quais são os seus hobbies? 


R: "Meu maior hobby é ler. Devoro livros, aprendi a ler com 5 anos e nunca mais parei."


4. Como você se vê como pessoa? 

 

R: "Uhhh, que pergunta difícil kkk. Amo viver, procuro sempre ser positiva. Sou alegre e me importo com o outro. Mas confesso que tenho dois defeitos que odeio e que tento muito mudar: tenho o gênio forte e sou impulsiva."


5. Quais são as suas influências literárias?


R: "Não sei se posso dizer que é uma influência, mas gosto muito de Isabel Allende, David Owen, descobri a magia da literatura com os livros infantis de Monteiro Lobato e amava as crônicas de Lourenço Diaféria."


6. Em uma narrativa, qual pessoa você prefere primeira ou terceira?


R: "Prefiro a terceira pessoa, a menos que seja uma autobiografia"


7. Quais foram os livros que marcaram a sua vida?


R: "Histórias de Tia Nastácia, eu tinha 7 anos, fiquei encantada"


8. O que você faz nas horas vagas?


R: "Assisto muitos filmes e séries, de resto sou uma pessoa comum: gosto de piscina, amo praia, faço ginástica e se estou na minha casa de praia adoro andar de bike e de moto."


9. Possui outras obras?


R: "Olhando A Vida de Pernas Pro Ar, que foi eleito o Melhor Livro Juvenil de 2020 pelo Prêmio TodaTeen, é meu primeiro livro. Agora, fui convidada a escrever o roteiro uma minissérie para este público."


10. Os personagens que você escreve são inspirados em pessoas reais?


R: "Alguns personagens têm um pouco sim de pessoas que conheço."


11. Suas histórias são inspiradas em algo real?


R: "Algumas passagens me inspiro na realidade, mas a grande maioria é imaginada por mim."


12. Como você vê seu livro?


R: "Vejo como um diálogo divertido. Um bate-papo entre leitor e personagens, não importa a idade. Não há uma adulta que não se identifique em algum momento com a Juju (personagem principal). O que mais ouço das adolescentes são frases como “eu me vi na Juju”, “estou vivendo a mesma coisa”, “parece o meu diário”. Acho que ler as histórias da Juju é como passar uma tarde trocando ideia com a melhor amiga."


Espaço bônus: recado para os fãs.


R: "Gostaria de agradecer aos fãs da Juju pelo carinho, pelas inúmeras mensagens que recebo, pelas novas “amigas” que ganhei e que me fazem sentir cada vez mais jovem. Amo rir de tudo e por tudo com vcs!!!"


Bom meus amores, eu espero de coração que vocês tenham gostado dessa entrevista como eu gostei de conhecer mais a autora. Esse espaço é justamente para isso, para que possamos nos identificar com os autores que lemos e foi uma baita entrevista. Bom, não deixem também de conhecer mais sobre a autora e suas novidades nas suas redes sociais. Um super beijão, se cuidem e até a próxima. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores do ano 2018

A Ruina Dourada

Autores Nacionais: Letícia Pinho