Autora Telma Brites

 Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Hoje vamos para mais um episódio do nosso quadro Entrevistando Autores Nacionais. Desta vez iremos entrevistar e conhecer mais sobre a autora Telma Brites, autora nacional da trilogia Gaia e nossa parceira aqui do blog. Os links de acesso da autora como as redes sociais e onde comprar seus livros se encontram na aba de autores parceiros no menu acima. Mas, como de costume antes de irmos para a entrevista, vamos falar mais sobre a autora.


Telma Brites Alves nasceu em 1963 na Bahia, onde passou a infância, entre Cafarnaum e o Morro do Chapéu. Aos 10 anos de idade, mudou-se para Salvador, onde fez teatro amador e se formou em Ciências Sociais na UFBA, especializando-se em antropologia médica. Já na adolescência, diferente da maioria dos colegas da mesma idade, gostava de ler Kafka, Simone de Beauvoir e Sartre. Em 1997, mudou-se para a França e conseguiu a titularidade CAPES para lecionar língua portuguesa. Atualmente mora em Sechtem, na Alemanha, onde ensina português em uma escola particular e dedica seu tempo livre para cuidar da família, e realizar o sonho de ser escritora. É casada e tem três filhos. (texto fornecido pela autora)

Agora vamos para a entrevista, são 12 perguntas de diversos gêneros mais um espaço bônus para a autora falar o que quiser. Espero que gostem!!!!

1. Qual é a inspiração para escrever o seu livro?

R: A inspiração para escrever Gaia, apareceu em uma viagem para Grécia, em Creta, considerada a ilha de Zeus. É uma ilha cheia de histórias mitológicas. Sentia a energia da mãe terra em cada canto que pisava. Foi a perceber um monte rochoso, que me pareceu naquele momento como um gigante adormecido com a cabeça voltada para o mar que as ideias se formaram e tive as primeiras faíscas que daria origem a história de Gaia, que é conhecida como a mãe terra, na mitologia.

2. Como você começou a escrever?

R: Sempre escrevi poesias e na maioria das vezes esboços de histórias que ficaram na gaveta ou desapareceram com o tempo. Acho que consegui escrever a trilogia de Gaia em 3 anos consecutivos, motivada pela onda energética que o tema exigia. Amo escrever fora de casa, no início do manuscrito viajo sempre por um período de sete a dez dias. Me dedicando exclusivamente a escrita. Ao voltar ao meu cotidiano, estou tão envolvida com a história que não posso mais parar. Ai passo minhas manhãs nos cafés!


3. Quais são os seus hobbies? 

R: No início da pandemia, comecei a correr. Era algo que não gostava, mas hoje adoro e ficou sendo meu principal hobby. Faço yoga, leio, vejo filmes e sentar em um café nos dias de sol.

4. Como você se vê como pessoa? 

R: Sou alguém extrovertida e ao mesmo tempo tímida, mesmo se escondo está parte muito bem. Corro atrás do que acredito. Sou corajosa e batalhadora. Tenho mania de perfeição e isso as vezes desperta um pouco de procrastinação, mas consigo da a volta por cima e fazer tudo que tenho que fazer.


5. Quais são as suas influências literárias?

R: Gosto muito do autor Carlos Ruiz Zafón, Eoin Coffer,Noah Gordon, Franck et Vautrain, Daniel Pennac, Neil Gaiman...são alguns autores que contribuíram na minha escrita.


6. Em uma narrativa, qual pessoa você prefere primeira ou terceira?

R:  Terceira pessoa, abre um leque para mais possibilidades e liberdade na caminhada dos personagens.


7. Quais foram os livros que marcaram a sua vida?

R: A série que começa com a Sombra do vento de Zafón, Artemis fiel de Coffer, o Físico de Gordon, a série francesa de Pennac. Acho que todos os livros que li me deixaram marcas alguns mais profunda outras menos, mas nunca sai ilesa de uma leitura.


8. O que você faz nas horas vagas?

R: Gosto de andar pelos campos ao redor da minha cidade, faço Sudoku, leio, respondo as minhas mensagens por aqui, telefono a minha família...

9. Possui outras obras?

R: Tenho escrito três livros. A trilogia de Gaia: Gaia a Roda da vida, Gaia o Templo esquecido, Gaia a cidade da Luz.


10. Os personagens que você escreve são inspirados em pessoas reais?

R: Alguns sim, outros são imaginários, mas com características de pessoas que conheço ou de mim mesma.


11. Suas histórias são inspiradas em algo real?

R: Minhas histórias são romances fantasiados relacionado com a mitologia grega. Me inspira na minha realidade e na realidade em volta de mim, para fantasiar os meus romances. Mantenho os personagens em contextos reais que extrapolam para a fantasia.


12. Como você vê seu livro?

R: Meus livros são uma motivação de vida para jovens e adultos. Pois é através do confronto com seus conflitos internos e externos que a personagem cresce e evolui. Qualquer pessoa pode se identificar com meus personagens e se inspirar no seu caminho.


Espaço bônus: recado para os fãs.

R: Se você gosta de histórias envolvendo, amor, união, profecia e principalmente mitologia grega, Gaia é uma pitada de sal que vai fazer toda a diferença na confecção dos teus pratos literários. Boa leitura.

Bom meus amores, eu espero de coração que vocês tenham gostado dessa entrevista como eu gostei de conhecer mais a autora. Esse espaço é justamente para isso, para que possamos nos identificar com os autores que lemos e foi uma baita entrevista. Bom, não deixem também de conhecer mais sobre a autora e suas novidades nas suas redes sociais. Um super beijão, se cuidem e até a próxima. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autora Dulce Maria

Jogo de máscaras

A Essência Perdida