Autor Michel Penna

 Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Nosso post de hoje é mais um episódio do nosso quadro entrevistando autores nacionais. Desta vez iremos conhecer e entrevistar o autor nacional e parceiro aqui do blog, Michel Penna , escritor do livro "Um estrela entre nós: a luta contra uma doença sem cura por 13 anos".  Esse livro foi lançado pela editora Pandorga, então caso vocês queiram o adquirir é só acessar o link de compra no mural de autores parceiros, você também encontra por lá as redes sociais do autor e a resenha do livro está na aba de resenha no menu acima. Antes irmos para a nossa entrevista, que tal conhecer um pouco sobre o autor?  

Michel Penna é jornalista desde 2010. Casado, há alguns anos sonha em eternizar a história de sua irmã em um livro, mas adiou esse desejo para se dedicar à família e à carreira, Nesse período, atuou nas mais diferentes áreas da comunicação, com experiências em assessorias de imprensa, comunicação interna, revistas, sites de noticias e TV's. Quando enfim tomou coragem para realizar seu sonho, escreveu uma estrela entre nós: a luta contra uma doença por 13 anos, sua primeira aventura na literatura. Um projeto desafiador, que lhe exigiu tempo e dedicação, mas que com paciência e perseverança conseguiu concretizar. 


Agora vamos a entrevista, espero que gostem!!!!

1. Qual é a inspiração para escrever o seu livro?

A trajetória de vida e superação de minha irmã, que lutou contra uma doença rara e sem cura por 13 anos, a Miastenia Gravis. Acompanhar de perto toda essa batalha foi, sem dúvida, minha maior motivação. Outro ponto que me levou a querer contar essa história foi o fato de essa ser uma doença pouco conhecida. Ver quem a tem sofrer preconceito, assim como minha irmã sofreu, me fez querer levá-la ao conhecimento de todos, com o objetivo de divulgá-la o máximo possível, de torná-la mais popular, e de ajudar, de alguma forma, no combate a esse e todo tipo de discriminação sofrida por seus portadores. Na verdade, não apenas por eles, mas por todos aqueles que enfrentam situações semelhantes ou que lutam contra problemas tão graves quanto.

2. Como você começou a escrever?

Gosto de escrever, no geral, desde criança: português e redação sempre foram minhas matérias preferidas na época de escola e nas quais eu me saía melhor. Sempre fui muito elogiado pelos meus textos e pelas minhas interpretações dos mesmos. Conforme fui crescendo, minha paixão pela escrita só aumentava. Outro ponto que contribuiu muito para meu gosto pela escrita ser tão latente foi o fato de eu curtir também, desde sempre, a leitura. Também leio desde os tempos de garoto. Comecei pelas histórias em quadrinhos, depois, na escola, passei para os tradicionais livros de grandes nomes da literatura nacional. Na adolescência, parti também para o gênero de fantasias e ficções. E quando entrei na fase adulta adquiri o gosto pela leitura de biografias e histórias reais. Tudo isso contribuiu, e muito, para minha formação intelectual, para o desenvolvimento de minhas próprias ideias e do meu próprio estilo de escrita, além de ter colaborado bastante também para a concepção de meus conceitos a respeito do que considero atrativo.

3. Quais são os seus hobbies? 

Sou um cara bem eclético e tenho uma diversidade de hobbies diferentes, mas os principais deles são praticar atividades físicas (especialmente futebol, corrida e musculação), viajar e curtir bons momentos com a família e com os amigos. Mas também gosto muito de assistir séries e filmes, jogar vídeo game para relaxar e curtir uma boa praia!


4. Como você se vê como pessoa? 

É difícil se auto-definir, mas me vejo como uma pessoa amiga, paciente e feliz. Acredito até que essas são minhas principais características e as que mais valorizo em mim mesmo. Procuro sempre estar com um sorriso no rosto (pois a alegria contagia), pensar positivo (pois pensamentos positivos atraem coisas boas), captar aquilo que há de melhor em cada um ou em cada situação (pois dessa forma só agregamos coisas boas a nós) e aproveitar cada segundo como se fosse o último (pois ele realmente pode ser).


5. Quais são as suas influências literárias?

Gosto de vários tipos de obras, de diferentes gêneros, e em cada um tenho preferência pelo estilo de alguns autores em especial. No segmento Biografias, um autor que me influenciou bastante foi o Ruy Castro, que escreveu, por exemplo, o livro “Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha”. Já no gênero Fantasia, três autores me marcaram bastante: George R.R. Martin, escritor da saga “Game Of Thrones”; J.R.R Tolkien, autor de “Senhor dos Anéis”; e J.K.Rowling, a genial por trás da saga “Harry Potter”. Entre outros escritores de outros segmentos literários.


6. Em uma narrativa, qual pessoa você prefere primeira ou terceira?

Gosto muito de ambas as narrativas. Vai de acordo com o tipo de história e com a proposta que ela apresenta, mas as duas, se bem feitas, me agradam muito.


7. Quais foram os livros que marcaram a sua vida?

Além destes quatro que mencionei acima, na questão 5, outros livros também me marcaram muito, principalmente livros que contam histórias reais. Sempre fui muito fã deste tipo de leitura e esse foi, inclusive, um dos motivos que me influenciaram a escrever a minha história, da forma que a fiz. Mas voltando à pergunta em si, alguns desses outros livros que me marcaram bastante foram: “Hiroshima”, de John Hersey; “Abusado – O Dono do Morro Dona Marta”, de Caco Barcellos; “Rota 66 – A História da Polícia Que Mata”, também de Caco Barcellos; e “A Sangue Frio”, de Trumam Capote. Todos me chocaram e me emocionaram demais.


8. O que você faz nas horas vagas?

Basicamente, procuro fazer todos aqueles hobbies que mencionei. Vou mesclando, em cada hora ou dia vago tento fazer um diferente. Sou uma daquelas pessoas para as quais “não tem tempo ruim”, que topam praticamente tudo.


9. Possui outras obras?

Ainda não, mas tenho planos de passar a ter. Tenho algumas outras idéias e projetos em mente. Se tudo der certo, novas histórias poderão surgir.


10. Os personagens que você escreve são inspirados em pessoas reais?

Sim. Toda a história de meu livro, “Uma Estrela Entre Nós – A Luta Contra Uma Doença Sem Cura Por 13 Anos”, é baseada em fatos reais. Nela conto a trajetória de vida e superação de minha irmã, que como comentei na primeira questão, lutou contra uma doença rara e sem cura por 13 anos.


11. Suas histórias são inspiradas em algo real?

Sim, como comentei na questão anterior. Minha história tem como base a maior realidade possível para mim, a realidade da minha família.


12. Como você vê seu livro?

Vejo como um livro que veio para quebrar paradigmas, preconceitos e barreiras, além do famigerado senso comum. Por mais que ele não tenha muito apelo comercial e que algumas pessoas ainda não vejam nele o verdadeiro valor que possui, só de eu ter conseguido fazê-lo se tornar possível já foi a realização de um sonho e de um objetivo de vida para mim.


Espaço bônus: Recado para os fãs.

Olá meus queridos! Que prazer ter este espaço para falar um pouco mais com vocês. Fico imensamente feliz por todos aqueles que já se dispuseram a conhecer meu trabalho e por todo o apoio e carinho que recebo de vocês. Muito obrigado! Vocês fazem este simples autor uma pessoa muito contente a cada palavra e gesto que emanam. Sem vocês, nós, autores, não somos nada!  Para aqueles que não conhecem, convido a conhecer. Deem uma chance para este que vos escreve e para uma nova história que veio para mudar conceitos e para emocionar. Além disso, queria deixar um recado a todos que gostam e cultuam a literatura. Apostem mais nos autores nacionais, permitam-se conhecer os seus respectivos trabalhos. Há tantos autores brasileiros incríveis, com obras que valem cada segundo de seu tempo. Podem confiar!

Bom meus amores, eu amei conhecer mais sobre o autor através da nossa entrevista aqui. É super gratificante essa oportunidade de conhecer mais sobre o autor e até se identificar com ele através das suas respostas, confesso que me identifiquei com algumas das suas respostas. Eu espero de coração que vocês tenham gostado dessa entrevista, não deixem de acompanhar mais sobre as novidades do livro do autor nas suas redes sociais e as nossas novidades aqui pelo blog. Um super beijo, se cuidem e até a próxima. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autora Dulce Maria

Jogo de máscaras

Autora Dri Andrade