Autor André Zanki Cordenonsi

Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Hoje temos mais um episódio do nosso quadro entrevistando autores nacionais. Teremos a alegria de conhecer um pouco e de entrevistar o autor nacional e nosso parceiro aqui do Blog, André Zanki Cordenonsi. Ele é autor dos livros Sherlock e os aventureiros, que inclusive já teve resenha aqui e vocês podem estar conferindo na aba de resenhas. As redes sociais do autor, bem como os links de acesso do mesmo se encontram na aba do nosso mural de autores parceiros. Sem muitas delongas, vamos conhecer melhor o autor?

André Zanki Cordenonsi é professor universitário, doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul pesquisador há quase vinte anos. Membro da The Sherlock Holmes Society of London, possui uma vasta coleção de livros sobre o mais famoso detetive de todos os tempos. Desenvolveu o universo Le Chevalier, onde foram publicados romances e quadrinhos com o ilustrador Fred Rubim, e também é autor da duologia Guanabara Real, em parceira com Enéias Tavares e Nikelen Witter. Vencedor de diversos prêmios. 

Agora que já conhecemos mais sobre o autor, vamos a nossa entrevista. Separei as nossas clássicas perguntas de diversos assuntos, espero que gostem!!

1. Qual é a inspiração para escrever o seu livro?

R: A inspiração para escrever o Sherlock e os Aventureiros partiu da minha profunda admiração pela obra de Conan Doyle. Sherlock é um personagem universal, que tem inspirado gerações ao redor do mundo. Ele é alguém que busca a verdade, independente de sua classe, condição social ou origem. Não importa se o culpado é um lorde ou um estivador, um lixeiro ou professor, a justiça deve ser feita. Ao mesmo tempo, Conan Doyle deixou muitas lacunas em branco sobre Holmes. Sabemos pouco de sua família e quase nada de sua infância. Isso deixa um enorme espaço para que escritores possam escrever suas próprias ideias sobre a origem de Sherlock. Quando eu comecei e elaborar as histórias, eu tinha três preocupações em mente: ser fiel à personalidade e habilidades de Holmes adulto, prover uma explicação plausível para a formação das habilidade de Holmes e, principalmente, escrever histórias divertidas.

2. Como você começou a escrever?

R: Eu comecei a escrever contos há mais de uma década. Alguns, eu publiquei em um blog, já defunto, outros eu publiquei em antologias diversas. O desenvolvimento dessas narrativas mais curtas me ensinaram a como contar uma história com início, meio e fim, como desenvolver as ideias e como cumprir prazos (já que as antologias sempre tinham data final para submissão). Depois de algum tempo escrevendo e publicando contos, comecei a me aventurar em histórias maiores (romances e noveletas), que é o que eu tenho produzido desde então. Nos últimos anos, também tenho desenvolvido roteiros para histórias em quadrinho, que é uma forma completamente diferente de contar histórias.

3. Quais são os seus hobbies?

R: Além de escrever, que é tanto um hobbie quanto uma profissão, eu normalmente jogo (jogos de videogame ou tabuleiro) e assisto filmes e séries. E, quando era possível, viajava.

4. Como você se vê como pessoa?

R: Eu sou uma pessoa tranquila, fiel ao que acredita e às pessoas que ama e bastante apaixonada pelo que faço. Acredito na força do trabalho; se você quer ou precisa de algo, corra atrás. Nada aparece de mão beijada. A diferença entre vencer ou não está em continuar se levantando a cada novo fracasso. Não é o quão forte você bate na vida, mas o quanto você aguenta.

5. Quais são as suas influências literárias?

R: Eu tenho vários escritores e escritoras que, de uma forma de ou outra, se tornaram influências em diferentes momentos. Posso citar Maria José Dupré, Arthur Conan Doyle, Júlio Verne, Lovecraft, Stephen King, Agatha Christie...

6. Em uma narrativa, qual pessoa você prefere primeira ou terceira?

R: Isso depende da narrativa que está construindo. É muito mais a história que indica qual voz usar do que uma preferência pessoal. Em Sherlock e os Aventureiros, eu preferi usar a terceira pessoa, pois como tenho vários personagens protagonistas, achei melhor ter um narrador universal que mantivesse o texto coeso quando passava de um ponto de vista para o outro. No meu último livro, As Crias de Hastur, que é uma narrativa de horror, preferia usar a primeira pessoa, pois boa parte da história tem a ver com uma investigação sobrenatural e era interessante ver o que pensava o protagonista à medida que a narrativa fluía.

7. Quais foram os livros que marcaram a sua vida?

R:Os Meninos da Rua Paulao, de Ferenc Molnár, Um Estudo em Vermelho, de Conan Doyle, O Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie, esses últimos por terem sido os primeiros que eu li com Sherlock Holmes e Hercule Poirot, respectivamente.

8. O que você faz nas horas vagas?

R: Entre ser professor universitário, pai e escritor, não tenho horas vagas. O pouco tempo livre que me resta gasto vendo livros e séries, lendo e viajando.

9. Possui outras obras?

R: Sim. Além de uma quase duas dezenas de contos publicado em antologias, já lancei os romances Le Chevalier e a Exposição Universal (um steampunk de aventura e espionagem que se passa na França), La Dame Chevalier e A Mesa Perdida de Salomão (contando a história da sucessora de Le Chevalier, do outro livro), Guanabara Real - A Alcova da Morte (um romance de detetive steampunk e sobrenatural que se passa no Rio de Janeiro, escrito em parceria com Nikelen Witter e Enéias Tavares, cujo segundo volume está saindo esse ano), As Crias de Hastur (um romance de horror que se passa em Nova Iorque) e as histórias em Quadrinhos Le Chevalier: Arquivos Secretos e Le Chevalier nas Montanhas da Loucura. Além disso, a série Sherlock e os Aventureiros já conta com três volumes (O Mistério dos Planos Roubados, O Problema dos Cálculos Maquinares e O Caso da Conspiração Biológica), sendo que o quarto deve sair ainda esse ano.

10. Os personagens que você escreve são inspirados em pessoas reais?

R:Toda a escrita é, de alguma forma, autobiográfica, seja de sua própria personalidade ou de pessoas que você conhece. Quando você cria um personagem, você, de forma consciente ou não, se inspira em pessoas ou ideias que você tem sobre pessoas. Algumas vezes, a inspiração é mais direta, mas, muitas vezes, o personagem criado é um amálgama de diversas características de pessoas que você conhece.

11. Suas histórias são inspiradas em algo real?

R: De uma forma ou de outra, sim. Como a maior parte dos meus livros tem um cunho histórico muito forte, pois todos eles acontecem em algum ponto do passado, eu normalmente pesquiso bastante sobre o local e o tempo que quero retratar. Durante essas pesquisas, acrescento elementos à história que ajudem a dar verossimilhança à narrativa. Quanto à história em si, seguidamente me inspiro em histórias reais para criar as minhas narrativas, mas, normalmente, como um ponto de partida. No final, dependendo de como a história se desenvolve e dos personagens envolvidos, ela acaba se desviando da narrativa real.

12. Como você vê seu livro?

R: Sherlock e os Aventureiros é uma narrativa divertida sobre um dos personagens mais icônicos da literatura mundial. Escrever sobre a juventude de Sherlock Holmes foi um desafio imenso, mas, ao mesmo tempo, muito prazeroso. O que eu sempre espero é que os leitores se divirtam tanto lendo o romance quanto eu me diverti ao escrevê-lo.

Espaço bônus: recado para os fãs.

R: Para todos os leitores do blog, espero que vocês tenham curtido a entrevista. Quem quiser maiores informações sobre as minhas obras, é só entrar no meu site (azcordenonsi.com) ou me encontrar nas redes sociais (@azcordenonsi). Meus livros estão disponíveis nas principais plataformas online, tanto o físico como o ebook e, também, no site da editora AVEC. 

Que belas respostas!! Amo essa interação entre autor e leitor, agora posso compreender alguns detalhes refletidos na história! Quero agradecer ao autor que prontamente se disponibilizou para responder as nossas perguntas, é sempre um imenso prazer poder trazer aqui no blog autores talentosos. Não deixem de conhecer mais sobre o autor na sua redes sociais disponível no mural de autores parceiros no menu acima, de conferir a resenha dos seus livros na aba de resenhas e de continuar nos acompanhando aqui para sempre estarem por dentro dos nossos post. Um super beijo, se cuidem e até a próxima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autora Dulce Maria

Jogo de máscaras

A Essência Perdida